Skip to content

Hit maker: Anitta e sua versão 2021 de Garota de Ipanema

  • luchi

    Luciana Balbi

    Sat/Oct/2021

A cantora carioca lançou seu último hit e já está na boca de todos. Nesta nota você descobrirá porque é uma tendência e um fenômeno cultural.

Anitta, a Garota do Rio

Anitta é uma cantora que emergiu do funk da favela, ritmo que traz o que há de mais intrínseco à cultura da favela brasileira. Com o tempo, desenvolveu uma carreira brilhante, aprendendo idiomas, adaptando suas músicas para diferentes públicos específicos e se lançando ao mundo com o apoio de uma equipe local que se internacionalizou..

Para a produção do hit, a cantora carioca contou com produtores renomados como Tor Erik Hermansen e Mikkel Storleer da Star Gate Music, a compositora Rye e a boricua, também compositora Gale. Uma equipe justa.

Segundo a própria artista, «Garota do Rio» é sobre o Rio de Janeiro mas pelo olhar dela, aquele olhar que viu a sua própria família passando por momentos difíceis, o aparecimento de um irmão de outra mãe, uma favela, um Rio de Janeiro e um Brasil passando por problemas, mas também aquele que vê a beleza dessas mulheres cariocas que brilham por onde passam.

Toda essa história citada foi traduzida ou voltada ao contemporaneo em uma música baseada em «Garota de Ipanema». Nem é preciso dizer que é uma canção universal criada por Tom Jobim e Vinicius de Mores com milhares de versões e abraçada por Frank Sinatra e Ella Fitzgerald? A música foi gravada em Nova York e produzida por Creed Taylor que acrescentou o sax de Stan Getz e a voz da esposa de João Gilberto, Astrud. Essa música colocou o ecossistema da música brasileira daquela época no mapa e se tornou um hino.

Então, por que não usá-lo para uma amostra da cantora que mais escalou na América Latina nos últimos anos?

MAYA, desafios que se aplicam a uma música

Para explicar a eficácia dessa música e seu poder de se tornar mainstream, podemos usar as regras MAYA, (Most Advanced Yet Achivable) trata-se de projetar para criar um desafio possível a ser alcançado pela neurologista Judy Willis tomada por Derek Thompson em seu livro Hit Makers.

1) O público não sabe tudo, mas sabe mais que os criadores. Você tem que entender a maneira como os consumidores vivem.
Anitta colocou-se na primeira pessoa e explicou como é viver no Rio de Janeiro. A exposição e a liberdade dos corpos, a vida na favela, a piscina do Ramos frequentada por quem mora nas favelas, o coletivo público que rendeu milhares de memes. Ela atinge a familiaridade com o conteúdo que cria e se conecta com os corações e experiências dos seus consumidores.

2) Para vender algo familiar, transforme-o em algo surpreendente. Para vender algo incrível, torne-o familiar.
Com a utilização da amostra Garota de Ipanema, a cantora transporta os ouvintes a uma versão atualizada da música mais icônica do Brasil e mais conhecida em todo o mundo.
A nova versão de Anita não tem aquele toque de jazz, mas sim uma bossa com um toque de trap que condiz com um dos ritmos mais ouvidos pelo público jovem. Portanto, essa regra decifra outro fator de sucesso da música.

3) Às vezes as pessoas não sabem o que querem até que já estejam encantadas.
Com a abertura de mercado que Anitta está gerando, ela está abrindo caminho para o gosto pela música e continua «alimentando o apetite pela surpresa combinada com gosto sobre o que é familiar. «
Repetição, o prazer do conhecido.
A repetição é outro grande fator que torna a música fácil de lembrar. É o prazer de algo em que confiamos e que nos faz sentir bem.

Essas linhas são repetidas 10 vezes em uma música de 3,13 minutos
Hot girls, where I’m from, we don’t look like models (Hey, hey)
Tan lines, big curves and the energy glows (Hey)
You’ll be falling in love with the girl from Rio (Hey)

“A Girl From Rio” é aquela música que traz uma novidade mas que continua a deixar aquele ritmo tradicional, mega conhecido, a vibe da bossa nova e principalmente do hino “Garota de Ipanema” que tanto revolucionou uma época. Conforto e música para dançar, versão em inglês já que a cantora já assinou com o público internacional e vai com tudo por ele.

Deja un comentario